Minha lista de blogs

terça-feira, 9 de abril de 2019

O CAVALO E O PORCO - Nicéas Romeo Zanchett



Um certo fazendeiro tinha muitos cavalos, mas ambicionava comprar um belo animal do seu vizinho. Era um cavalo de corrida que sempre vencia. 
Depois de muito insistir, seu vizinho concordou em vendê-lo por uma bela soma. Foi um dia de muita felicidade. Porém, passados trinta dias, o cavalo adoeceu; ele então chamou o melhor veterinário da cidade. 
Disse o veterinário: - Seu cavalo está com uma grave virose; vou receitar este remédio que deverá tomar durante três dias. Entretanto, se ele não melhorar é melhor que seja sacrificado para não contagiar os outros cavalos. Volto daqui a três dias. 
O porco assistiu e escutou toda aquela conversa. Os remédios foram dados, mas o cavalo não melhorava. O animal estava muito desanimado, então, o porco se aproximou dele e lhe disse: 
- Caro amigo, se você não se levantar vai ser sacrificado amanhã. Faça um esforço e levante.
- Vamos lá, amigo, levante se não vai morrer! faça um esforço que eu te ajudo. 
No terceiro dia o veterinário voltou, e vendo que o cavalo ainda estava mal, disse ao seu dono: - Não adianta, ele precisa ser sacrificado para não contaminar os outros. Em seguida foi embora. 
O porco, vendo aquilo, aproximou-se do cavalo e lhe disse: - Amigo, é agora ou nunca; vou ajudá-lo levantar-se. Então o cavalo fez um esforço e levantou-se. Para provar que já estava bom saiu correndo pelos campos. O porco, com o amigo recuperado e sem risco de ser sacrificado, ficou muito feliz. 
De manhã, bem cedo, o fazendeiro chamou seu filho e lhe disse: - Vamos dar uma festa e convidar o veterinário. Mate o porco e compre bebidas para comemorarmos. 

Moral da história: Nem todo o bem que se pratica é reconhecido. 

3 comentários: