Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O CHACAL E O LEÃO - Adap. Nicéas Romeo Zanchett


O CHACAL E O LEÃO 
Adaptação: Nicéas Romeo Zanchett 
                Durante um forte verão africano, quando as temperaturas atingiram picos de calor, secaram todos os rios e os animais não tinham água para beber. Vagavam pelas planícies sem rumo, e depois de muito caminhar encontraram uma pequena fonte; mas quase não tinha água. 
                - Vamos nos unir e cavar um grande poço, disse o leão, e assim teremos água suficiente para todos bebermos. 
                O chacal, que era muito folgado e preguiçoso, negou-se a trabalhar com os outros animais; estes, quando concluíram o trabalho, disseram: 
                - Nosso poço está pronto , mas agora precisamos vigiar o poço para que o chacal não venha beber nossa água, pois sua preguiça não o deixou nos ajudar. 
                - Eu me encarrego disso, falou o leão; e se esse preguiçoso folgado vier beber  uma única gota, dou cabo dele. 
                 Depois de algum tempo chegou o chacal e começou a brincar alegremente em volta do poço. Sentou-se ao lado do leão, e sem beber uma única gota de água, tirou do bolso um bom pedaço de excelente favo de mel, e disse:
                  - Como pode ver, senhor leão, não estou com sede. Olhe só que mel delicioso eu trouxe comigo! 
                  - Deixe-me provar, disse o leão. 
                  E o chacal deu-lhe um pouco do mel para provar. 
                  - Que mel maravilhoso! acrescentou o leão. Dê-me mais um bocadinho, meu caro amigo chacal. 
                  - Naturalmente! meu predileto amigo. Mas para melhor apreciar seu doce sabor deve ditar-se de costas e deixar que eu lhe coloque na boca, respondeu o chacal. 

                  Sem pensar duas vezes, o leão deitou-se logo de costas e começou a agitar as peludas patas, imaginando o delicioso banquete que lhe seria dado em seguida. 
                  - Tenho medo que me faça algum mal com suas grandes unhas, disse o chacal. Deixe-me amarrar-lhe as patas e assim poderei me aproximar melhor para servir-lhe o mel na boca, sem nenhum receio. 
                  Então o leão  deixou que o chacal olhe amarrasse as patas com uma grossa corda; mas o chacal, em vez de lhe dar o mel que prometera, correu logo para o poço e bebeu água até se fartar. 
                  O leão ficou olhando, mas quando viu que já estava saindo em direção à sua casa, falou-lhe logo: 
                  - Senhor Chacal! Senhor Chacal! Querido Senhor Chacal! está esquecendo de mim; não me deixe aqui com as patas amarradas. Todos os animais irão rir de mim e perderei minha autoridade de rei da selva. Pela honra de meu nome, sempre deixa-lo-hei beber quanta água queira se imediatamente me der a liberdade. 
                  Então o chacal pensou: - se eu não libertar o leão, qualquer outro o fará e o  rei dos animais não descansará enquanto não se vingar de mim. Será melhor confiar na palavra dele  e libertá-lo antes que chegue alguém. 
                  O chacal aproximou-se do leão, deu-lhe um pouco de mel e o libertou,  como haviam combinado anteriormente. 
                  E cumprindo a palavra de rei, o leão deu ordem a todos os animais que sempre deixassem o chacal beber quanta água quisesse. 
Nicéas Romeo Zanchett 
-
Moral da história: Muitos prometem o que não desejam cumprir. Os espertalhões usam sua inteligência para enganar e tirar vantagens.
.
LEIA TAMBÉM >  LENDAS E CONTOS INFANTIS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário