Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O URSO E A RAPOSA - Por Nicéas Romeo Zanchett


O URSO E A RAPOSA 
De Contos do Talmud
Por Nicéas Romeo Zanchett 
                Houve um urso que era amigo de uma raposa. Um dia, os dois saíram para passear e ao passarem diante de uma linda casa, sentiram um apetitoso cheiro de comida. A raposa, que era muito esperta, sugeriu ao companheiro que deveriam ir até àquela cozinha e roubar qualquer coisa para comer. O urso aceitou, mas quando estavam na cozinha entrou o cozinheiro e os apanhou em flagrante; este apanhou uma grande faca e expulsou os dois intrusos. 
                 Depois dessa tentativa fracassada, o urso ficou muito zangado com a raposa e até ameaçou matá-la. Mas sua astuta "amiga" disse-lhe: 
                  - Calma! Não fique zangado e nem  vamos desanimar por causa disso. Vou levá-lo a um lugar onde encontraremos muito o que comer. 
                  Quando a noite chegou e a lua apareceu, a raposa levou o urso até um poço de água, muito fundo, e mostrando-lhe o reflexo da lua na água, disse-lhe: 
                   - Olha lá no fundo e veja que belo queijo nos espera; vamos até lá buscá-lo e teremos uma farta refeição! 
                   Então a raposa apanhou um balde atado ao extremo de uma corda e disse ao urso que fizesse o mesmo, e que também entrasse no balde que estava amarrado na ponta de outra corda; garantiu-lhe que assim os dois estariam seguros para voltar à superfície. Como a raposa era muito leve, teve de colocar algumas pedras no balde para forçá-lo a descer. E os dois desceram até o fundo do posso. Quando chegaram ao fundo, a raposa retirou as pedras e naturalmente voltou para a superfície; já o urso, que era muito pesado, ficou no fundo do posso e morreu afogado. 
.
MORAL DA HISTÓRIA
É preciso tomar cuidado com falsos conselhos; muitas vezes tem o objetivo de nos levar à ruína. 
Nicéas Romeo Zanchett 
.
LEIA TAMBÉM >>>>>>> POESIAS SELECIONADAS PARA CRIANÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário