Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O NOVO REI DOS LEÕES - Ad. Nicéas Romeo Zanchett


O NOVO REI DOS LEÕES 
Uma história antiga. 
Adap. Nicéas Romeo Zanchett 
                  Há muitos anos um inglês levou um burro para Uganda e, certa manhã, ele fugiu para o campo. Zurrou por tanto tempo e com tanto barulho que despertou um leão que estava tranquilamente dormindo. O leão levantou-se e ficou muito assombrado com aquele som e pensou: que bicho estranho é este, com orelhas compridas e pontudas, deve ser muito mais perigoso do que eu. 
                   Cautelosamente, se aproximou e perguntou: 
                   - Quem é o senhor? nunca o vi por aqui!
                   - Sou o rei dos leões, respondeu o burro. Não ouviu o meu desafio? 
                   - Ouvi sim, disse o leão. Mas não precisamos travar uma luta; podemos chegar a um acordo e fazer uma dupla contra todos os animais.
                   - Pois sim, respondeu o burro; e logo foram embora juntos. 
                    Depois de muito andar, chegaram junto a um riacho. O leão atravessou-o num único salto, mas o burro teve de atravessá-lo a nado e com muita dificuldade. 
                    - Você não sabe nadar? perguntou o leão. 
                    - Nadar?, claro que sei, disse o burro; nado como um pato, mas é que pesquei um enorme peixe com a minha cauda e ele quase me pucha para debaixo da água. Mas, já que está tão impaciente para irmos embora, vou largá-lo. 
                     Pouco tempo depois chegaram ao pé de um muro bem alto. O leão galgou-o facilmente e o burro conseguiu passar apenas as patas dianteiras, mas estava com dificuldade de fazer mais que isso. 
                     - O que é que estás fazendo? perguntou o leão. 
                     - Então não estás vendo? retorquiu o burro. Estou me pesando para saber se minha parte dianteira é tão pesada como a traseira. 
                     Depois de muito esforço, o burro conseguiu passar, e o leão lhe disse: 
                     - O senhor não tem nenhuma força. Vou lutar contigo. 
                     - Quando quiseres, respondeu o burro, mas primeiro devemos fazer uma experiência com as nossas forças. Quando vejo que não posso saltar  um muro eu o ponho abaixo. Vamos ver se és capas de fazer isso. 
                     O leão começou a bater no muro com as patas, mas feriu-se muito e teve de desistir. Em seguida o burro escoiceou o muro com tanta força que ele logo caiu. 
                     - Sim, já vi que o senhor tem mesmo muita força, disse o leão, lambendo as patas feridas. Quero que seja aclamado rei de todos os leões; vamos nos reunir com os outros moradores desta floresta. 
                     No dia seguinte reuniram-se todos os leões de Uganda, e o burro conduziu-os a um vale coberto por árvores cheias de espinhos. 
                    - Oh! por favor não vá por aí!, gritaram os leões cheios de terror. Os espinhos se enterrariam em nossas patas. 
                    - Mas que criaturas medrosas!, disse o burro. Olhem para mim. 
                    E para grande espanto dos presentes àquela assembléia, começou a comer as plantas espinhosas.  E assim foi aclamado, por unanimidade, Rei de todos os leões. Como o burro não comia carne, nunca se servia da caça que os seus súditos matavam. Dessa forma passou a ser considerado como o melhor rei de todos os tempos. 
Nicéas Romeo Zanchett 
LEIA TAMBÉM >>> MITOLOGIA PARA CRIANÇAS

                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário